domingo, 27 de março de 2011

Você sabe o que feirinhas de filhotes e venda de animais em pet shops acarretam?

(Trecho)

...Outra atitude que normalmente acaba em abandono é a compra de animais por impulso, principalmente nas famosas feirinhas de filhotes ou pet shops. Os “maravilhosos” Pet Shops, com seus filhotes fofos e macios e ainda por cima por um precinho bem “camarada”, exercem fascínio sobre adultos e crianças, que acabam cedendo aos encantos dos pequenos.

Assim, cães e gatos vão parar nas casas de milhões de brasileiros, enfeitados como presentes de Natal, Páscoa ou aniversário, como se fossem brinquedos bem elaborados. Porém, muita gente não sabe o que está por trás desse comércio abominável de animais. 

Filhotes vendidos em Pets Shops e feirinhas normalmente são provenientes de criações de fundo de quintal, ou seja, são animais sem o mínimo controle genético e que possivelmente darão muitas dores de cabeça aos seus guardiões.

São animais cruzados indiscriminadamente por pessoas que se dizem criadores, mas que não passam de cachorreiros visando lucro à custa da exploração de cães e gatos. São filhotes que, diferentemente dos provenientes de criadores sérios, não recebem vacinas adequadas, estando sujeitos à diversas doenças infecto contagiosas.

Não recebem ração de boa qualidade, o que prejudica seu desenvolvimento tanto físico quanto psicológico. Não possuem controle genético, podendo vir a apresentar doenças degenerativas ao longo de sua vida, trazendo dor e sofrimento tanto para o animal quanto para seu guardião. 

São desmamados precocemente e vendidos antes de completarem dois meses de idade, o que trás sérios problemas comportamentais e de socialização. Normalmente são produtos de cruzamentos consangüíneos, o que afeta seu temperamento, originando filhotes totalmente fora do padrão, agressivos, medrosos e anti-sociais.

Por fim, a grande maioria não passa de lindos Vira-Latas “disfarçados” de Poodles, Lhasas, Shi-Tzus, Yorkshires, Labradores, Persas, Siameses, e tantas outras raças, o que acaba gerando insatisfação aos donos, que abandonam os animais por descobrirem que não era aquilo o que esperavam deles....


Nenhum comentário:

Postar um comentário